A partir de hoje, um programa permitirá que as bandas disponibilizem suas músicas para venda no Rock Band.
As faixas irão compor o acervo da Rock Band Network Store, com já mais de 700 faixas disponíveis.
Criadores e bandas terão a chance de compartilhar suas músicas com outros músicos, críticos e fãs, além de divulgar seu trabalho e claro, ter algum lucro com isso.
O programa, que já estava disponível há algum tempo, acabou de ganhar uma versão beta aberta para teste.
Assim que o acervo ficar grande o suficiente e todos os bugs do programa forem resolvidos, o conteúdo será disponibilizado para os video-games Xbox 360 ou PlayStation 3 Rock Band Network Store.
Assim que o acervo ficar grande o suficiente e todos os bugs do programa forem resolvidos, o conteúdo será disponibilizado para os video-games Xbox 360 ou PlayStation 3 Rock Band Network Store.
Até o momento, a Harmonix, criadora do jogo, fazia todas as faixas colocadas a venda e não em um volume tão grande quanto gostaria.
Apostando na “interatividade” e no potencial de vários usuários, a empresa resolveu testar os mais habilidosos a produzirem suas próprias faixas.
Todo mundo ganha. A empresa aumenta o seu acervo e os “donos” da música tem a chance de ganhar algum dinheiro e divulgar sua música ao mesmo tempo.
O programa Reaper não é mais complicado do que Protools ou qualquer outro programa de edição de áudio, então o usuário já habituado não encontrará problemas técnicos.
É claro que conhecimento musical também é necessário. É esse “público” que a Harmonix, empresa criadora do Rock Band, espera que vá aderir e ter bons resultados, tanto artísticos, quanto financeiros.
Agora é esperar e ver os primeiros resultados.
De qualquer forma é uma excelente notícia para a indústria da música, que cada vez mais se torna interativa, “faça-você-mesmo” e digital.
Não consigo ver a música numa situação ruim como as gravadoras sempre reclamam, mas sim trilhando um caminho de possibilidades infinitas, tanto artísticas como de forma de propagação.
E até onde se pode ver, está cada vez colocando o lucro mais perto do artista.
Viva a produção independente !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário