quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DINOSAUR JR - farm




Muito bacana em eu fico orgulhoso de falar sobre o novo disco do DINOSAUR JR., depois de seis anos parados, lançaram o álbum Beyond em 2007, e retornam esse ano com Farm, disco que resgata a sonoridade única de J Mascis com todas suas caracteristicas essênciais, fieis ao que sempre foram, sem querer soar moderninhos ou eloquentes.

A sonoridade do grupo continua tão antipática para ouvidos mais imediatistas quanto o seu líder Mascis. Primeiro estranha-se, depois volta-se a estranhar. Há uma ilusão desagradável de semelhança excessiva entre as várias canções se o consumo for superficial. Mas a música do Dinosaur Jr continua a ser um mundo sensorial complexo onde vale a pena mergulhar os ouvidos, para gozar o frenetismo daquela máquina instrumental que devora qualquer coisa: os riffs das guitarras, o som sujo e sombrio que influenciou o grunge e a ternura melódica substituem-se de verso em verso.

Há aqueles regressos pesadões e burgueses que mancham com canções novas e medianas um passado que era sagrado (como os Jane's Addiction, Smashing Pumpkins); os que conseguem reativar o papel químico, com o profissionalismo exímio das melhores bandas de tributo, os espetáculos que davam há mais de vinte anos (como os Roxy Music e os Bauhaus); e os Dinosaur Jr que, caso quase único, lançam uma obra-prima na sua segunda vida.
Farm é um disco que vale tudo e mais um pouco.

Baixar:
Farm











Um comentário:

Andye Iore disse...

curti mto este disco... a banda voltou em grande forma!
abs