quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Faça você mesmo: a sua música no Rock Band

rock band


http://urbanices.files.wordpress.com/2010/01/rockband1.jpg 

A partir de hoje, um programa permitirá que as bandas disponibilizem suas músicas para venda no Rock Band



























As faixas irão compor o acervo da Rock Band Network Store, com já mais de 700 faixas disponíveis.  

Criadores e bandas terão a chance de compartilhar suas músicas com outros músicos, críticos e fãs, além de divulgar seu trabalho e claro, ter algum lucro com isso.



O programa, que já estava disponível há algum tempo, acabou de ganhar uma versão beta aberta para teste. 

Assim que o acervo ficar grande o suficiente e todos os bugs do programa forem resolvidos, o conteúdo será disponibilizado para os video-games Xbox 360 ou PlayStation 3 Rock Band Network Store.


Até o momento, a Harmonix, criadora do jogo, fazia todas as faixas colocadas a venda e não em um volume tão grande quanto gostaria. 

Apostando na “interatividade” e no potencial de vários usuários, a empresa resolveu testar os mais habilidosos a produzirem suas próprias faixas. 

Todo mundo ganha. A empresa aumenta o seu acervo e os “donos” da música tem a chance de ganhar algum dinheiro e divulgar sua música ao mesmo tempo.

O programa Reaper não é mais complicado do que Protools ou qualquer outro programa de edição de áudio, então o usuário já habituado não encontrará problemas técnicos.

É claro que conhecimento musical também é necessário. É esse “público” que a Harmonix, empresa criadora do Rock Band, espera que vá aderir e ter bons resultados, tanto artísticos, quanto financeiros.


Agora é esperar e ver os primeiros resultados.

De qualquer forma é uma excelente notícia para a indústria da música, que cada vez mais se torna interativa, “faça-você-mesmo” e digital.

Não consigo ver a música numa situação ruim como as gravadoras sempre reclamam, mas sim trilhando um caminho de possibilidades infinitas, tanto artísticas como de forma de propagação.

E até onde se pode ver, está cada vez colocando o lucro mais perto do artista.

Viva a produção independente !!!

Nenhum comentário: