quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mistura da terra - Coisa linda Sound System
















leia ouvindo:
Coisa Linda Sound System – Cinzamarelo

Existem bandas que quando nos perguntam qual estilo ou que tipo de som toca, nos deixa sem resposta e acabamos dizendo algo como “misturado”.  Coisa Linda Sound System é um bom exemplo disto. Não ter estilo definido não incomoda nem um pouco a banda, que acredita que mudanças de estilo são sempre bem vindas.












Não ter estilo definido não incomoda nem um pouco a banda, que acredita que mudanças de estilo são sempre bem vindas.
As mudanças não se prendem ao estilo apenas. Integrantes e inclusive o nome da banda sofreram alterações. Quando surgiu, em 2005, a banda nascia da extinta Mental, banda de rock de Marcelo Cabral. Com Aldo Jones (guitarra), André Meira (baixo) e Tido Morais (bateria) surgiu o Trio Coisa Linda, que era na verdade um quarteto.
O primeiro disco – Marcelo Cabral e Trio Coisa Linda – foi interpretado pela mídia com ares tropicalistas. Diria que misturado a esse tropicalismo tem um que de praieiro sem cair no que estamos acostumados a chamar de regional.
Após o primeiro disco, a banda passou por mudanças na formação e no nome. Trio Coisa Linda passou a se chamar Coisa Linda Sound System, e a contar com Aldo tocando guitarra, e com elementos eletrônicos inseridos por ele na música, além do baterista Rodrigo Peixe. A necessidade de um tecladista foi suprida com Dinho Zampier.
O segundo cd, Da Vida e do Mundo, já veio com o Coisa Linda Sound System e foi muito bem recebido não só pela crítica, mas pelo público em si. A divulgação também deslanchou no segundo disco e graças à internet, públicos dos mais diferentes lugares passaram a ouvir a banda. Só no Myspace são mais de 20.000 acessos, sem contar outras redes sociais.
Entre os shows, a banda lembra de um em especial: na Barra de São Miguel no Vila Niquim na alta temporada! O público era composto de famílias, a maioria com crianças, deu origem a uma versão ligtht do repertório, como uma espécie de acústico. E o resultado surpreendeu, não só agradou ao público, como enlouqueceu – no bom sentido – a criançada.
Coisa Linda Sound System – Marcando

E assim a Coisa Linda Sound System chega a seu mais novo disco “Rochedo de Penedo”, que traz como pano de fundo a paisagem que compreende a trajetória do rio São Francisco e a cidade de Penedo. Aliás, o próprio nome já vem de um ponto turístico da cidade.
Coisa Linda Sound System – O Ultimo dia do Rio


Apesar do tema girar em torno de um cenário regional, a banda garante que a temática não tornou o disco previsível. Pelo contrário, as canções estão tomadas de uma linguagem e sonoridade universal, mesclando as influências de cada integrante, sendo possível até mesmo reconhecer “assinatura e personalidade de cada músico” garantem.
Os projetos futuros da banda giram em torno de divulgar o cd e garantir a sustentabilidade da banda, como define Marcelo Cabral “Criar boas oportunidades para mostrar nosso som ao vivo para as pessoas. Fazer shows, divulgar Rochedo de Penedo, trabalhar, o de sempre. Fazer o que tem que ser feito. Acredito que um projeto importante é tornar a banda sustentável, o que não significa ficar rico e famoso, ou talvez nem viver de tocar, mas também não deixar de viver pra tocar. Mais ou menos isso”.
.


Nenhum comentário: