Rotas e turnês Festival promove grande circulação
Os eventos encadeados que compõem o festival abrem a oportunidade para criação de turnês de pequeno, médio e grande porte. Ao fazer a inscrição, os artistas poderão tentar diversas rotas cruzando o Brasil, bem como traçar suas próprias.
A previsão é que aconteçam aproximadamente 30 turnês durante o Grito Rock. Só no estado de Minas Gerais o projeto acontece em 25 cidades e existem 13 possibilidades
de rotas, passando por Belo Horizonte, Poços de Caldas e Juiz de Fora,
por exemplo. Em uma das 13 escolhas, com nove dias na estrada a banda
pode se apresentar em seis cidades. O Rio de Janeiro oferta quatro
maneiras de rodar as edições que podem passar ou não por Niterói e
Resende. Já as tradicionais aventuras de percorrer o litoral na “Coluna Nordeste”
(Recife (PE), Salvador (BA) e Maceió (AL), por exemplo) e os vários
destinos atravessando o centro do Brasil passando por Goiás devem
continuar. Goiânia e Anápolis representam Goiás, mas Brasília também
será ponto de circulação. Tanto
bandas de destaque, como Móveis Coloniais de Acaju, Porcas Borboletas,
Macaco Bong e Nevilton, circularam a plataforma no ano passado, como
bandas iniciantes, por exemplo os pernambucanos Johnny Hooker e Candeias Rock Rock participaram de oito Gritos diferentes, nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Equipe Colaborativa Equipes colaborativas
Na área de comunicação, são pelo menos 600 agentes
trabalhando em cada uma das edições, divididos em rádio, tv, redação,
assessoria, fotografia e design, que vão realizar desde intervenções no
evento - como exposições de fotografia -, passando pela transmissão via
tv e rádio e claro, a cobertura da ação. Os índices duplicam nas cidades
que vão aderir a Cobertura Colaborativa, podendo receber até 20 comunicadores ou mais.
A produção para a rede é maior também: uma equipe de 30 pessoas está
monitorando online a produção do núcleo de comunicação de cada ponto
inscrito. Isso resulta em centenas de vídeos, spots e artes de
divulgação.
Campanhas Grito Rock Ferramentas auxiliam produção e incentivam integração
Buscando a integração cada vez maior entre os seus diversos produtores, a gestão do Grito Rock
propõe algumas ferramentas para facilitar a comunicação através de uma
equipe de orientação e acompanhamento das produções conectadas. As
campanhas foram desenvolvidas com base na experiência acumulada nas
ações laboratoriais do Circuito Fora Do Eixo.
Grito.DOC
- se uma imagem diz mais que mil palavras, imagine um documentário
colaborativo que capture um pedaço de cada edição do Grito Rock? O Clube
de Cinema realiza a experiência pela segunda vez, convocando mais
participantes para essa ação.
Grito Encena
- buscando integrar as cadeias produtivas da música e das artes
cênicas, o Palco Fora do Eixo promove campanha de interação estética
entre as duas linguagens.
Grito Ambiental
- ação inédita promove o mapeamento da ações ecológicas praticadas por
cada evento, bem como iniciativas de comunicação e um plantio de
árvores em diversas regiões do Brasil para neutralizar as emissões de
carbono do Grito.
Divulgue seu Grito | Identidade Visual
- com o objetivo de padronizar a aplicação da marca do evento e também
de sugerir aplicações aos produtores, o kit é oferecido pelo Design FdE.
Compacto.TEC Grito Rock
- para facilitar a organização e a divisão de tarefas da produção, e
coletar importantes dados para relatorização de cada evento, o Fora do
Eixo Card desenvolveu a tecnologia do uso de planilhas.
Divulgue seu Grito | Divulgação Nacional - serviço prestado pela Assessoria FdE que propaga as informações do festival integrado para a imprensa brasileira.
Hospedagem Solidária
- alternativa para potencializar o orçamento dos eventos, a campanha de
Hospedagem Solidária também propicia a troca de experiências entre
artistas, produtores e público.
Sonorize seu grito
- o Tecnoarte FdE elabora cartilhas, tutorias e outros manuais para
colaborar com o aperfeiçoamento técnico de palco, som e luz nos GR de
cada cidade.
Transmita seu grito + bootleg
- gravar o áudio de uma noite de shows pode ser um desafio, mas com a
ajuda da Webrádio FdE os produtores aprendem não só a registrar como
também a transmitir ao vivo os seus eventos.
* Todas as campanhas possuem o selo da Universidade FdE, frente de formação e aprimoramento das tecnologias sociais e de produção cultural do Circuito Fora do Eixo.
Cronograma Grito Rock 2011 Os próximos passos são importantes
A partir 12 de janeiro,
será a vez das bandas pleitearem vagas em cada uma das cidades
realizadoras do Grito Rock, também por meio da ferramenta Toque no
Brasil, com possibilidade de marcar shows em sequência e planejar suas
turnês.
Grito Rock: Histórico
Fomento
e profissionalização da cena independente da música foram as forças
motrizes que fizeram nascer em Cuiabá (MT) a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo
escolheu o período de Carnaval para a realização de um festival de
baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão. Em 2004, deu-se
intercâmbio em nível regional. Nos anos seguintes, o delineamento
programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do
intercâmbio e interiorização das ações.
Em 2007 e 2008, o evento é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião mais cidades entram na gestão. No primeiro ano, foram mais de 20 cidades integradas a rede do projeto; em 2008 o número saltou para 50. Em 2009, o Grito Rock atinge a marca de mais de 60 cidades e, em 2010, 80 pontos fizeram parte dessa rede.
Sobre o Circuito Fora do Eixo
Rede de trabalho, colaborativa e descentralizada, constituída por 72 pontos presentes em 26 estados que há cinco anos experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres de se produzir cultura.
Serviço
O quê: Grito Rock de 2011
Quando: 19 de fevereiro a 28 de março 2011
Onde: 132 cidades do Brasil, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador
Assessoria de imprensa nacional